quarta-feira, 15 de junho de 2011

Futsal na Madeira: João Andrade analisa

João é um jovem apaixonado pelo Futsal, natural da Região Autónoma da Madeira, que nos vai ajudar a conhecer melhor a realidade do Futsal Madeirense.
Notícias do Futsal - Como te chamas ? E que idade tens ?
João Andrade - Chamo-me João Andrade e tenho 17 anos.
NF - Como nasceu essa paixão pelo Futsal ?
JA - Esta paixão pelo futsal nasceu através de um amigo meu que jogou futsal, veio falar comigo para eu experimentar esta modalidade que eu iria gostar.
NF - Joga ou jogou futsal ?
JA - Actualmente jogo Futsal no Clube Sport Marítimo.
NF - Falemos do Futsal Madeirense. Na Madeira existe competição ? E entre quantos clubes ?
JA
- Na Madeira actualmente existe competição. Nos Seniores, existe cerca de 20 equipas de futsal enquanto em Juniores só existe 6 equipas. Juvenis, sinceramente eu não sei se existe na Madeira mas penso que não há.
NF - Quantos campeonatos existem na Madeira ?
JA
- Em Seniores, existe 2 campeonatos. Um da I Divisão e outra da II Divisão. Em Juniores existe só um campeonato de futsal. Mas com a vinda da série madeira, penso que será melhor quanto aos escalões de formação. Como deve saber, é obrigatoriamente quem participa na série madeira, tem que ter uma equipa de formação, assim havendo para a próxima época mais equipas de formação. o que é muito bom para a nossa região.
NF - Na Madeira existem quantos Pavilhões ?
JA - Na Madeira, existe cerca de 10 pavilhões ou mais alguns, eu não sei ao certo quantos pavilhões é que existe.
NF - O que pensa da AF Madeira ?
JA
- O que eu penso da AF Madeira é que deveria de apostar mais no futsal porque é um desporto muito bom, é mais motivante que o futebol sem dúvida. Actualmente, a AF Madeira não tem apostado muito no futsal mas eu acredito que um dia, o futsal será uma modalidade bem vista aqui na região. Um aspecto a melhorar na AF Madeira era haver um 3º arbitro como cronometrista em todos os escalões, e cumprir a tempo e horas o sorteio do campeonato das formações para participar nas nacionais.
NF - Gostaria de ver uma equipa Madeirense nos Nacionais de Juvenis ou Júniores ?
JA
- Claro que sim, era um grande incentivo às equipas madeirenses participarem nas nacionais! Era um aspecto a ter em conta quanto a AF Madeira.
NF - Como vê o desenvolvimento do Futsal na Madeira ?
JA
- Pelo o que eu tenho ouvido aos outros anos, o futsal madeirense actualmente evoluiu ligeiramente. Para essa evolução seja mais acentuada, é preciso que apostem no futsal, e que haja selecções distritais para disputar torneios com outras selecções. Uma das formas também haver melhoramento no futsal é passar a mensagem através de noticias da Internet, televisão, rádio, jornais, etc. Era uma ideia que um dia possa concretizar.
NF - Que perspectiva tem sobre a realidade do Futsal em Portugal ?
JA - Quanto ao futsal português, penso que está indo pelo um bom caminho! Vejo um grande melhoramento em certas equipas e condições para o futsal. Vejo que em portugal continental existe muito apoio no futsal e espero que continue a manter assim. Um aspecto em ter em conta era haver selecções nacionais de sub-20, sub-18 e sub-21. Acho que seria bom para os praticantes do futsal.

6 comentários:

Marítimo Fans disse...

Muito Obrigado pela entrevista, sou fã deste blog!! Espero que isto contribui para uma melhoraria significativa para o futsal das regiões tanto à Madeira como os Açores.

Espero que o continente vê que o futsal madeirense também tem talento e espero que isso seja já visto para a próxima época.

Abraço,

Pred disse...

Não tens nada que agradecer amigo. Eu é que te agradeço e muito obrigado por seres fã ;)

O meu objectivo é esse mesmo, dar mais a conhecer sobre o futsal madeirense e açoriano.

Abraço e muito obrigado mais uma vez ;)

Anónimo disse...

Infelizmente o meu clube (Nacional) desistiu da modalidade......

Pred disse...

Então porquê anónimo ?

Anónimo disse...

O clube não concorda com a serie Madeira e também pelos atrasos dos apoios do IDRAM.E para não falar das dificuldades para arranjar um pavilhão para treinar e jogar.A questão que gostaria de colocar é se vale a pena as equipas de futsal madeirenses e/ou açorianas jogarem a nível nacional,o que acarreta custos elevados aos clubes ,sobretudo ao erário público? Será que vale a pena ?

Marítimo Fans disse...

Pois, eu gostaria muito que o Nacional estivesse ainda envolvido no futsal!! Devido a falta financeira por parte dos clubes,penso que ai não é a questão. Os clubes têm dinheiro, mas o Nacional foi prejudicado devido a Série Madeira que vai aparecer.

A Série Madeira vai ser muito bom para nós. O Nacional é que devia receber algum Bónus ou apoio da IDRAM e da AF Madeira! Só que na Madeira, o futsal não é visto como uma grande modalidade. Logo, somos prejudicados por isso.

Espero que um dia, o Nacional volte para o futsal porque é uma grande equipa. :)

Saudações