quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Futsal em Aveiro: Daniel Oliveira analisa

Daniel é um jovem apaixonado pelo Futsal, natural de Aveiro, que nos irá ajudar a conhecer melhor a realidade do Futsal Aveirense.

Notícias do Futsal - Como te chamas ? E que idade tens ?
Daniel Oliveira - Daniel Oliveira, 18 anos.

NF - Como nasceu essa paixão pelo Futsal ?
DO - É díficil de explicar como nasceu esta paixão, surgiu quando eu menos esperava. Eu jogava futebol e era médio centro, até que um dia uns amigos me convidaram para ir fazer um jogo de futsal com eles e hoje sou guarda-redes. A partir daí nasceu este amor que tenho pelo futsal.

NF - Joga ou jogou futsal ?
DO - Jogo no Covão do Lobo, também conhecido por "Lobitos" (Aveiro).

NF - Falemos do Futsal Aveirense. Em Aveiro existe competição ? E entre quantos clubes ?
DO - É díficil na altura em que nos encontramos da época estar a "especular" entre quantas equipas existe competividade em Aveiro. Não quero desvalorizar ninguém nem nenhuma equipa, mas penso que existem 4 ou 5 equipas mais fortes que as restantes. O que é certo é que tudo é possivel, e a equipa que for mais consistente durante os 30 jogos é que merecerá ser campeã.

NF - Quantos campeonatos existem em Aveiro ?
DO - Existem cerca de 9 ou 10 (não tenho a certeza), sem contar com as taças de alguns escalões. NF - Em Aveiro existem quantos Pavilhões ?
DO - Não posso afirmar quantos existem, mas são bastantes, o que é bastante importante para a prática da modalidade.

NF - O que pensa da AF Aveiro ?
DO - A verdade é que o futsal está a crescer a passos largos, e a AFA como todas as outras associações têm de dar mais valor a esta modalidade. É certo que o futsal nunca irá chegar à dimensão do futebol, mas nota-se cada vez mais a presença de espetadores nos pavilhões do nosso distrito. Não quero estar a desvalorizar nenhuma associação, nem a federação, mas penso que temos qualidade suficiente em Portugal para alcançar a qualidade que o futsal espanhol apresenta. Para isso todas as instituições ligadas ao futsal são importantes para dinamizar esta grande modalidade.

NF - O que pensa sobre as participações das equipas de Aveiro nos Nacionais de Juvenis e Júniores ?
DO -
Pergunta complicada, até porque só jogo futsal à cerca de quatro anos. Apenas me lembro da presença do Covão do Lobo na época 2009/2010 na Taça Nacional de Juvenis e da presença do Beira-mar na Taça Nacional 2010/2011 de Juniores.
Não acho correto falar de prestação do Beira-mar porque só alguém que viveu essa experiência e que está por dentro da equipa pode falar sobre o seu desempenho nessa competição.
Eu joguei a Taça Nacional de juvenis pelo Covão e penso que a nossa prestação não deixou ninguém desiludido a não ser nós próprios. Nós tinhamos uma equipa bastante unida e com qualidade, mas jogar a TN não tem nada a ver com disputar um campeonato distrital. A TN apresenta equipas muito mais fortes, com mais qualidade e a pressão que existe em cada jogo aumenta. No entanto apesar de termos ficado em 2º lugar (ABC Nelas 1º), tivemos momentos muito bons e que nunca irei esquecer.
E este ano espero disputar a Taça Nacional de Juniores :D

NF - Como vê o desenvolvimento do Futsal em Aveiro ?
DO - Como já referi anteriormente o futsal está a crescer a passos largos em Portugal. Em Aveiro temos todas as condições para acompanhar esta evolução do futsal, bastantes equipas, bons pavilhões e a há cada vez mais seguidores. Ainda existe muitas polémicas e pessoas que dão opiniões sem qualquer fundamento, mas quero acreditar que em todas as modalidades existe este tipo de "problemas".
Para o futsal continuar a crescer é preciso que todos colaborem de maneira civilizada e que todos se respeitem.

NF - Que perspectiva tem sobre a realidade do Futsal em Portugal ?
DO - A realidade do futsal em Portugal é que temos 3 ou 4 equipas profissionais e o resto são todas amadoras. As equipas com o estatuto de profissional, têm dinheiro e são normalmente as que lutam pelo principal campeonato português enquanto as equipas consideradas amadoras lutam para ir sobrevivendo.
Em Portugal há imensos jogadores com potencial e há qualidade, penso apenas que não existem é condições financeiras para os nossos campeonatos evoluirem. Espero que um dia o campeonato português alcance a qualidade que o espanhol apresenta (sem dúvida o melhor campeonato de futsal do mundo).

1 comentário:

Sérgio barreira disse...

Estou orgulhoso de ti, "puto". Muito bem..