quinta-feira, 12 de abril de 2012

Conheça Melhor os Capitães das Equipas da Taça Nacional: Hugo Filipe

1) IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo: Hugo Filipe Ramos Fernandes
Data de Nascimento: 13/11/95
Profissão: Estudante
O futsal foi a tua 1ª modalidade federada? Futebol
Ano de início de prática federada de futsal: Época 08/09
Clubes que representaste no futsal: Pioneiros de Bragança Futsal Clube
Títulos Conquistados: 1 campeonato distrital de juvenis, 2 presenças em 2 finas da taça AFB
Posto específico: Fixo

2) ENTREVISTA

Como é que começaste a praticar futsal ?
Interessei-me pela modalidade através dos jogos que eram transmitidos na tv. Quis experimentar porque o futebol já não era muito o meu estilo e então fui fazer os treinos aos Pioneiros de Bragança Futsal Clube e a foi assim que comecei a prática da modalidade. Claro que já praticava antes na escola mas a maneira como praticava não impunha uma prática tao formal do futsal, era mais um passatempo entre amigos.

No início da prática federada, qual foi o apoio mais importante? E qual foi o apoio que mais falta sentiste ?
O apoio mais importante no momento foi sem duvida do meu primeiro treinador de futsal que não deixo de referir o nome, Ricardo Pires, que me conseguiu ajudar não só a modificar o meu estilo de jogo de futebol para futsal.
Não senti falta de nenhum apoio, foi uma mudança muito complexa do futebol para o futsal e se não tivesse o apoio necessário para continuar, certamente teria abandonado a prática do futsal.

O que é que motivou para a prática desportiva ?
Como disse anteriormente, comecei a interessar-me pela modalidade através dos jogos transmitidos na televisão.

Quais são as condições fundamentais para atingires os teus objectivos pessoais e/ou colectivos ?
Eu penso que para atingir os meus objectivos pessoais é muito importante atingir primeiro os objectivos colectivos. Sem dúvida que este ano tive um grupo de colegas de equipa fenomenal, um grupo muito único e trabalhador que me permitiu não só a mim mas como a cada um deles aumentar a nossa sabedoria em relação ao futsal. Penso que devemos também esse aumento ao treinador que dirigiu a equipa esta época, Carlos Rocha que fez de mim e dos outros pessoas mais fortes psicologicamente e também técnica e tácticamente. O objectivo colectivo, que era o campeonato distrital está conseguido agora na nacional vamos dar todos o nosso máximo para conseguir os meus objectivos pessoais que e ir mais longe na modalidade e através da força da equipa fazer com que todos consigam esse grande objectivo. Porque sozinho ninguém consegue ir a lado nenhum, precisa de um grande grupo e isso, sem dúvida eu tenho.
O que significou para ti o título distrital deste ano ?
Foi o meu primeiro título no clube, por isso foi muito importante sem dúvida.

Quais são as expectativas para a Taça Nacional ?
As espectativas para a Taça Nacional é muito trabalho. Só assim conseguimos ir longe e mostrar o nosso valor. As equipas do porto, braga e outras associações que participam na zona norte levam mais vantagem que nos porque tem um campeonato muito mais competitivo e conseguem assim ter não só uma resistência física maior como também uma rotatividade de equipa bastante elevada. Mas mesmo assim nós jogamos sempre para vencer e estamos a trabalhar para conseguirmos vingar na taça nacional.

Qual é a tua opinião em relação aos quadros competitivos do futsal masculino ?
Bem, como disse na resposta anterior, com o desequilíbrio que há em relação ao numero de equipas de associação para associação faz com que quando as equipas que jogam num campeonato com poucas equipas (4,5,6 equipas), 6 o caso da associação de bragança, cheguem a taça nacional e tenham uma desvantagem em relação as equipas que jogam nos campeonatos de outras associações com 14 e 15 equipas, essas que com um campeonato com um mínimo de 26, 28 jogos, ganham uma resistência e uma rotatividade de equipa que vão fazer com que decidam jogos na taça nacional. Por isso, a federação deveria tomar algumas medidas para fazer com que a taça nacional seja um pouco mais equilibrada.

Para ti ser jogador de futsal é… algo de fora do normal, muito difícil de descrever. É no futsal que eu deito todas as minhas energias fora, pratico a modalidade por gosto e olho para ela como um refúgio para mim. Ser jogador de futsal é, utilizar todas as suas forças na defesa do seu clube, utilizar a sua garra na defesa da sua equipa, utilizar o seu orgulho e vontade de vencer para chegar a um ponto e poder gritar "consegui" atingir todos os meus objectivos. Só um jogador de futsal consegue viver todas essas emoções que a modalidade transmite.

Deixa uma mensagem para os rapazes que jogam: Colegas de modalidade, não deixem de praticar futsal, e através da prática desta modalidade que conseguimos não só crescer como jogadores mas também como homens e cidadãos que somos. Aproveitem todas as virtudes que o futsal vos apresenta para a vossa diversão e formação. É isso que eu faço. Aproveito para dizer que é necessário incentivar jovens para a prática de futsal porque infelizmente o futsal ainda apresenta muitos poucos atletas a praticar. Um abraço a todos os praticantes desta modalidade.

3) EU…

Gosto de… Como não poderia deixar de ser, jogar futsal, mas também gosto de estar com os meus amigos. E, uma coisa que eu gosto muito de fazer é rir, rir é a minha inspiração para viver.
Não Gosto de... Malicia, Falsidade, nem coisas do género.
Sou… Divertido, simples e muito preguiçoso
Gostei mais de jogar... no pavilhão do Cohaemato na época passada, sem dúvida o melhor pavilhão onde já joguei.
O momento mais importante que vivi no futsal foi… Participação na taça nacional de Juniores na época 2010/2011
Gostaria muito de ter… Uma grande oportunidade no mundo do futsal, iria agarra-la com todas as minhas forças.




O Notícias do Futsal agradece a disponibilidade e colaboração do Hugo Filipe e deseja-lhe muita boa sorte para a Taça Nacional que começará em breve.

Sem comentários: