quinta-feira, 12 de abril de 2012

Conheça Melhor os Capitães das Equipas da Taça Nacional: Micael Lamego

1) IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo: Micael Lamego dos Santos
Data de Nascimento: 31/01/1995
Profissão: Estudante
O futsal foi a tua 1ª modalidade federada? Sim.
Ano de início de prática federada de futsal: 2009/2010
Clubes que representaste no futsal: Ajab-Tabuaço
Títulos Conquistados: Campeonato distrital de Viseu Iniciados - 2009/2010 e campeonato distrital de Viseu Juvenis - 2011/2012
Posto específico: Fixo

2) ENTREVISTA

Como é que começaste a praticar futsal ?
Tinha colegas de turma que já jogavam desde os escolinhas, e convidaram-me a fazer um treino com eles, gostei e decidi continuar.

No início da prática federada, qual foi o apoio mais importante? E qual foi o apoio que mais falta sentiste ?
Todos os pertencentes da Ajab, desde dirigentes, equipa técnica e colegas de equipa. Todos eles me ajudaram a evoluir, não só como jogador mas como pessoa, pois o futsal não passa só pela técnica e táctica mas também pela amizade, humildade e vontade de vencer. Em suma, apoio na Ajab, não falta.

O que é que motivou para a prática desportiva ?
Sempre gostei de futebol, depois na escola comecei a jogar futsal, no princípio achei que era muito semelhante, pelas regras, técnicas utilizadas, mas mais tarde apercebi-me que afinal futsal não tem nada a ver com futebol. Futebol é um jogo onde uma equipa por ser constituída por 11 jogadores permite que 4 descansem, enquanto os restantes 7 estão no ataque, ou então quando estão numa situação de defesa, os avançados ficam muitas vezes à frente da linha da bola, no futsal se 1 dos 4 jogadores de campo ficar parado, muito provavelmente a equipa sofrerá golo, temos de pensar rápido e bem, pois um erro pode ser fatal, no fundo futsal não é para jogadores que são apenas bons tecnicamente, temos de ser inteligentes o jogo todo. E é por tudo isto que me interessei e me apaixonei por esta modalidade.

Quais são as condições fundamentais para atingires os teus objectivos pessoais e/ou colectivos ?
Se estivermos bem fisicamente e psicologicamente, acho que temos grandes hipóteses de conquistar o título nacional, mas se algo correr mal temos de levantar a cabeça, aprender com os erros. A vida é caracterizada por ser uma aprendizagem eterna, e o futsal não escapa a esta regra. Se a equipa estiver bem, eu estou bem, o meu objectivo é o objectivo de toda a equipa, o título de campeão nacional para isso temos de ter a vontade, a garra, o talento e a inteligência e na minha opinião dispomos claramente destas características.
O que significou para ti o título distrital deste ano ?
Fui habituado a ganhar em tudo, não gosto de perder, nem a feijões, um título é sempre importante, é sempre um orgulho, é muito bom sentir a alegria do público, da equipa, do concelho, é algo que me levanta a moral. Este foi o primeiro título de Juvenis da Ajab, fico feliz por poder ficar na história do clube do meu concelho.

Quais são as expectativas para a Taça Nacional ?
Como já referi, temos hipóteses de fazer uma grande Taça Nacional. Mas para chegar à vitória temos de defrontar equipas muito boas, com muita experiência, equipas com muito talento, por isso acho que temos de pensar jogo a jogo, sempre com a vontade de vencer que nos caracteriza. Acredito que podemos levar o nome do nosso concelho muito longe.

Qual é a tua opinião em relação aos quadros competitivos do futsal masculino ?
O futsal está a evoluir, acredito que haverá melhorias ao longo dos anos, e bem que precisamos, pois na minha opinião o calendário de jogos da Taça Nacional de Juvenis é bastante apertado, em 5 dias vamos ter 3 jogos, o que é bastante desgastante, e não beneficia em nada a modalidade.

Para ti ser jogador de futsal é… uma bênção, uma alegria enorme, e sem dúvida um privilégio.

Deixa uma mensagem para os rapazes que jogam: Não desistam, nunca baixem os braços, sejam humildes e nunca pensem que já sabem tudo, esse é o principal erro que se pode cometer na vida: pensar que já sabemos tudo. Há sempre algo para aprender, joguem com alegria!

3) EU…

Gosto de… Futsal, sair com os amigos, videojogos, piano e moto4.
Não Gosto de... Falsidade, mentiras, falta de humildade e de maturidade.
Sou… Humilde, divertido, sentimental, sincero, teimoso e orgulhoso.
Gostei mais de jogar... Gostei de jogar em todos os campeonatos que disputei, aprendi em todos, por isso foram todos importantes.

O momento mais importante que vivi no futsal foi… Foram vários momentos, a conquista dos campeonatos distritais e individualmente quando me elegeram capitão de equipa na época de 2010/2011.
Gostaria muito de ter… A oportunidade de disputar a final da Taça Nacional e claro vencê-la.



O Notícias do Futsal quer agradecer ao Micael Lamego pela disponibilidade e colaboração e à AJAB-Tabuaço por ter informado o seu Capitão para esta entrevista e desejar-lhes muita boa sorte para a Taça Nacional.

1 comentário:

David disse...

Bem Capitao (:
Um orgulho jogar a teu lado!

Abraço
David Cassetes 5