sábado, 14 de abril de 2012

Conheça Melhor os Capitães das Equipas da Taça Nacional: Gonçalo Belo

1) IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo: Gonçalo José da Silva Belo
Data de Nascimento: 16/03/1995
Profissão: Estudante
O futsal foi a tua 1ª modalidade federada? Sim
Ano de início de prática federada de futsal: 2007
Clubes que representaste no futsal: A.D.R.Retaxo
Títulos Conquistados: 2 campeonatos distritais (1 iniciado e juvenil) e 1 taça distrital
Posto específico: Fixo/Ala

2) ENTREVISTA

Como é que começaste a praticar futsal ?
Eu e um grupo de amigos decidimos criar uma equipa e entrar para o A.D.R.R. Começámos por ser 5 jogadores no início mas ainda eramos muito novos mas com o passar do tempo começou a entrar mais gente até chegar 2 treinadores. Ao longo dos anos fomos trabalhando para sermos os melhores até chegarmos ao nível de uma das melhores equipas nacionais. Até agora sempre com o mesmo treinador que era atual jogador da equipa sénior da A.D.R.R.

No início da prática federada, qual foi o apoio mais importante? E qual foi o apoio que mais falta sentiste ?
O apoio mais importante foi sem dúvida o público! Lembro-me bem que no 1º jogo que fizemos (à 4 anos) perdemos 9-1 em casa mas o público no final aplaudiu imenso a equipa, dando apoio moral. Penso que não havia falta de apoios visto que no ano a seguir ganhamos tudo o que havia para ganhar menos o nacional pois não há nacional para iniciados.

O que é que motivou para a prática desportiva ?
Não sei explicar... Eu sempre gostei mais de futsal. Se calhar foi pela família, o meu irmão jogava na altura e o meu pai também tinha representado aquele clube.

Quais são as condições fundamentais para atingires os teus objectivos pessoais e/ou colectivos ?
Para ser o melhor tem de se trabalhar e sem esforço nunca chegamos a lado nenhum. Para sermos os melhores colectivamente tem que haver garra e espírito de equipa! Se uma equipa acreditar que consegue ser a melhor e que faz por isso, consegue sempre. Este ano na final dos Playoffs perdemos o 1º jogo em casa (5-7). Sabíamos que nada estava perdido e então fomos jogar fora o 2º jogo e ganhamos 5-4. O treinador começou a dar moral, eu também ajudava dando apoio moral aos jogadores e com garra e querer ganhar fomos ganhar 8-0 fora no 3º jogo! Portanto, quando se quer uma coisa tem que se ter garra e espírito de vencedor.
O que significou para ti o título distrital deste ano ?
Significou muita coisa. Significou que temos equipa para chegarmos longe se quisermos e para dar luta as equipas adversarias. Este é a nossa 1ª experiência num campeonato nacional mas sabemos que não vamos deixar o nosso clube e nosso público mal.

Quais são as expectativas para a Taça Nacional ?
Acho que vamos fazer um campeonato bom. Se quisermos e se trabalharmos, como já referi, podemos chegar longe.
"A união faz a força"

Qual é a tua opinião em relação aos quadros competitivos do futsal masculino ?
Acho que o futsal esta a evoluir cada vez mais em Portugal e também que o campeonato português esta muito equilibrado. Penso que daqui a uns anos o desporto que vai dar, vai ser sem dúvida o futsal.

Para ti ser jogador de futsal é… ser ele próprio dentro de campo e pensar que o futsal é a escola: quando se tira negativa num teste tem que se estudar para tirar positiva. No futsal é o mesmo, se perdemos um jogo, temos que treinar muito para ganhar os outros, nunca se desiste.

Deixa uma mensagem para os rapazes que jogam: Espero que seja um bom campeonato e que tanto eu como eles aprendam futsal uns com os outros e, quem sabe, daqui a uns anos alguns de nos podemos estar a jogar juntos na 3ª, 2ª ou 1ª divisão. Desejo boa sorte a todas as equipas.

3) EU…

Gosto de… Futsal, sair a noite, dar mimos a namorada.
Não Gosto de... PERDER!
Sou… Um rapaz simpático e pacífico, não gosto de violência.
Gostei mais de jogar na... ADR Retaxo
O momento mais importante que vivi no futsal foi… A conquista deste ultima campeonato
Gostaria muito de ter… a taça nacional nas mãos.



O Notícias do Futsal quer agradecer a disponibilidade e a colaboração do Gonçalo Belo e também agradecer à ADR do Retaxo por me dar a informação de quem era o seu Capitão. Desejo-lhes muita boa sorte para a Taça Nacional.

1 comentário:

Joaquim Carmona disse...

Pelo Retaxo Lutar, Lutar, Lutar...