quinta-feira, 7 de junho de 2012

Fase Final da Taça Nacional Feminina

Realizou-se no passado fim-de-semana a primeira jornada da Fase Final da Taça Nacional Feminina.
As Campeãs Nacionais do FC Vermoim deslocaram-se à Batalha para defrontar o CR Golpilheira e venceram por 3-1.
Na primeira parte entraram duas equipas, que apesar de pouco se terem defrontado na história do futsal feminino, mostraram um enorme respeito pelos respetivos emblemas, no entanto a equipa da casa sabia que tinha que assumir o jogo e assim foi. Mostrando uma enorme personalidade e força reflexo da sua treinadora, as pupilas de Teresa Jordão entraram muito bem na partida, fazendo uma pressão bem alta e por largos minutos as pupilas de Francisco Paiva, não apresentavam soluções para sacudir a pressão e sentiram enormes dificuldade e a única jogadora que parava o poderia ofensivo era a guardiã Sara Wallace que num punhado de grandes e belas defesas conseguiu impedir o golo da equipa da casa.
Pode-se dizer que o melhor ataque do Golpilheira era a sua defesa bem pressionante, pois conseguia muitos roubos de bola e perto da baliza contrária que tinha na sua jogadora Margarida Marques, a rematadora de serviço. O FC Vermoim causava perigo através da incontornável Ana Azevedo, que nas suas rápidas transições causava sempre perigo à guardiã do Golpilheira, a Liliana. As equipas foram para intervalo a zero bolas, no entanto se o Golpilheira estivesse a vencer era mais do que justo devido às oportunidades de golo criadas.
Na segunda parte assistimos a um FC Vermoim mais forte nas saídas de pressão e no controlo do jogo e um Golpilheira mais desgastado pois quando se pressiona bem alto num jogo de Taça Nacional a fatura costuma sair bem cara. E assim foi. O FC Vermoim chega ao um a zero por intermédio da sua referência Ana Azevedo, que num lance de génio faz passar a bola por meio das pernas da adversária em direção à baliza e quando o talento fala mais alto mais nada há a fazer.
Apesar de sofrerem o golo, as meninas do Golpilheira continuavam com a sua arma bem forte, a pressão bem alta e o FC Vermoim continuava a ter imensas dificuldades em manter a posse de bola, no entanto, as Golpilhas já tinham completado as cinco faltas possíveis e numa falta bem sacada por Elsa, a equipa da arbitragem assinala a cobrança na linha dos dez metros. Estreante nestas andanças, Ana Azevedo assume a responsabilidade e marca o livre direto fazendo o segundo golo para o FC Vermoim.
Este foi o melhor período do FC Vemoim e podiam ter ampliado o placar no entanto as pupilas de Francisco Paiva não tiveram a frieza e frescura mental para o fazerem. As Golpilhas não baixaram os braços e numa insistência de Margarida Marques eis que surge o golo e de novo volta a esperança na reviravolta do resultado.
A experiência nestas andanças foi a arma mais forte das pupilas de Francisco Paiva que fizeram do renascer da esperança das Golpilhas a sua mais valia e numa transição ofensiva surge o três a um através de Filipa Mendes e mais uma assistência de Ana Azevedo, que de fato, está numa forma desportiva sensacional e ao alcance de muito poucas. Este golo surge quando apenas faltam pouco mais de dois minutos para jogar e nesta altura as pupilas de Teresa Jordão apercebem-se que nada mais podem fazer contra a eficácia do FC Vermoim.

O CRC Quinta dos Lombos recebeu em Carcavelos as Açorianas do CDCC Posto Santo e goleou por uns expressivos 9-0.
Desde cedo as Lombitas mostraram a sua vontade em resolver o jogo e nos minutos iniciais da partida Joana Meira não se fez de rogada e inaugurou o marcador com mais um belo golo nesta Taça Nacional. Minutos mais tarde, a internacional Maria Martins também faz o gosto ao pé e faz e 2-0 na partida. O domínio era avassalador por parte do Quinta dos lombos e as meninas do Posto Santo mal conseguiam passar o seu meio campo com a bola controlada salvo em raras exceções de iniciativas individuais por parte de uma ou outra jogadora mais inconformada. O Quinta dos Lombos chega naturalmente ao 3-0 e no final da primeira parte o resultado só não é bem maior devido às oportunidades falhadas por parte das Lombitas e devido a grandes defesas da guarda-redes do Posto Santo.
Na segunda parte as Lombitas marcaram mais seis golos sem contestação.

Sem comentários: